Crenças e costumes da Wicca


Nem todos os Wiccas vêem todos estes pontos, mas geralmente
são representativos.

1. O Espírito divino está presente em todas as criaturas e as coisas:
    pessoas, animais, plantas, pedras ...

2. O máximo de criatividade se manifesta em vigor feminino e
    modos masculinos e por isso muitas vezes é simbolizada como a Deusa
    e o Deus.

3. Em alguns covens, ambos são comemorados de forma igual. Em outros, a
    Deusa é celebrada sem referência a Deus.

4. Todas as Deusas e Deuses são aspectos da Deusa e O Deus.
    Os aspectos mais populares na Wicca é a Deusa Tríplice da
    Lua (Donzela, Mãe e Anciã) e o Deus Cornífero da morte e
    renascimento.

5. Reencarnação e carma são conceitos válidos. Após a morte
    vamos para um estado de descanso e reflexão e, eventualmente, escolhemos
    onde e quando vamos renascer.

6. Magia é praticada para o positivo (ajudando) nas finalidades: espiritual
    desenvolvimento, cura, orientação, segurança, etc.

7. Os rituais são geralmente realizados ao ar livre sempre que possível, nas
    Luas Cheias, e em oito festivais que marcam os sabaths.

8. Magia e comemoração são realizadas em pequenos grupos, geralmente
    chamados de covens. Estes são basicamente autônomos - não
    é a autoridade da igreja central ou hierarquia.

9. Não há nenhum livro sagrado, ou profeta, não tem equivalente da Bíblia,
    Jesus ou Maomé. Os indivíduos têm acesso ao divino, e
    não necessitam de um intermediário. Todo iniciado, solitário ou não,  é considerado como um sacerdote / sacerdotisa da Deusa.

10. A ética é central "fazer o que quiserdes, desde que não prejudique ninguém."
    Qualquer energia que você mande retorna triplicada, por isso é sábio
    ser gentil com os outros.

11. Devemos viver em harmonia com a Terra e a Natureza, e não
    explorá-las.

12. Embora a Wicca é um caminho espiritual válido, não é o único.
    Não há recrutamento, e as pessoas devem ser livres e escolher o caminho
    que melhor se adapta às suas necessidades.

13. Os conceitos de pecado original, o sacrifício, a redenção, a confissão, a
    divindade de Jesus, pecado do sexo, Juízo final, Céu e Inferno,
    denegrir as mulheres, a ressurreição corporal, e a Bíblia como divino,
    não fazem parte da Wicca. Nem adoram Satanás, A missa
    negra, profanação de cemitérios, o sacrifício de animais, etc

13 comentários:

Anônimo disse...

muito bacana. adorei o site. parabéns pela iniciativa.

Damy Kelly disse...

Identifico-me muito com o paganismo, me sinto bem, "em casa", porém tenho dúvidas sobre alguns aspectos... POr exemplo, no texto acima afirma que nao há nenhum texto sagrado que fundamente a Wicca, nenhum profeta e nao tenho nenhum equivalente da bíblia. Então por que que no ritual para melhorar a intuição o salmo 91 está contido? Percebo também que eu outros rituais também tem alguma oração do cistianismo incluso... Explique-me, por favor. Desde ja agradeço.

Anônimo disse...

Damy Kelly, a wicca respeita todas as formas de crenças, e muitas crenças pelo mundo também foram acrescentadas na wicca, além do paganismo celta. A wicca não limita a visão de seus adeptos; cada um escolhe ou opta por aquilo que lhe faz bem, e lhe faz crescer. Tem pessoas que gostam de inventar suas rezas, tem aqueles que preferem rezar o pai nosso ou o salmo 91, porque é considerado 'forte' . Se lhe faz bem, faça-o assim então. Não haverá punição, só porque você optou por rezar uma oração cristã.

Anônimo disse...

Amo wicca e estou praticando muito :) com rituais e espero um dia ter um grimòrio

Nádia Marques disse...

Gostei muito de ler esta página.
Está muito bem formada muitos parabéns.

Edu Björklund disse...

Tudo que é Luz deve ser levado em conta. Havendo um bem interior, não importa qual liturgia é citada, a Luz se propaga.

Unknown disse...

E onde à luz não hà trevas...

Jade disse...

Creio que depois de tanto tempo sabendo que eu não pertenço a cidade,apesar de eu ser bem nova,me sinto mais a vontade com vocês do que com qualquer outra religião,sinto como se tivesse encontrado a minha verdadeira origem.Como faço para entrar em contato com vocês? Agradeço desde já.

Jade disse...

Creio que depois,bem...depois da época de quando eu era criança ter passado (apesar de eu ser bem nova) sonhos envolvendo citações de bruxas ainda atormentam meus sonhos, e isso é frequente.E eu era, e ainda sou, meio que, obcecada por elfos,fadas e outras criaturas, muitas vezes achei que estava ficando maluca.Até encontrar isso aqui,e acho que nunca me identifiquei mais com uma coisa antes.Como entrar em contato com vocês? agradeço desde já.

Anônimo disse...

Eu estou preste a me tornar uma Wicca e tenho amigos próximos que sao tbm. Estou adorando esse site para aprimorar meus estudos!!!

Anônimo disse...

Tenho muita vontade de me tornar parte dda Wicca porem não sei como,podem me explicar?

Unknown disse...

Existe algum problema em praticar os rituais em local que não seja ao ar livre?Além disso...é preciso praticar um ritual de iniciação para ser considerada wiccana?Se sim, o ritual pode ser feito sozinho, ou o coven é necessário?

Anônimo disse...

Olá!! Como faço para comunicar-me com vocês?? Estou adorando seus enfoques, ensinamentos e orientações.

Oráculos Gratuitos